top of page

Coisas de Santo

Aspectos do Candomblé da Bahia

ESÚ

.

Exú é a entidade mais próximo dos humanos, senhor das encruzilhadas que vão para todos os lugares e ao mesmo tempo é lugar nenhum. Exú é o movimento, a dinâmica, a comunicação.

 

Exú deve ser saudado ao se entrar na porteira de qualquer candomblé, Exú deve ser lembrado antes de qualquer cerimônia, Exú é o primeiro eledá, é o primeiro a comer e a beber. É Exú quem garante a ordem quando é corretamente comunicado dos fatos e agradado para entrar com sua vigilância e proteção.

 

A palavra Exú em Yorubá pode ser entendida como Esfera, representando bem o qué sem começo nem fim, onde se conhece o todo, sem saber onde está o meio.

 

Um dos cargos de Exu na Nigéria, mais precisamente em Oyó, é denominado Èsù Àkeró ou Àkesán, que significa "chefe de uma missão", pois este cargo tem como objetivo supervisionar as atividades do mercado do rei. Exu praticamente não possui ewós (ou quizilas) e aceita quase tudo o que lhe oferecem.

 

Os iorubás cultuam Exu em um pedaço de pedra porosa chamada Yangi, ou fazem um montículo grotescamente modelado na forma humana com olhos, nariz e boca feita de búzios. Ou ainda representam Exu em uma estatueta enfeitada com fileiras de búzios tendo em suas mãos pequeninas cabaças onde ele, Exu, carrega diversos pós de elementais da terra usados de forma bem precisa em seus trabalhos.

 

Exu tem a capacidade de ser o mais sutil e astuto de todos os orixás. E quando as pessoas estão em falta com ele, simplesmente provoca mal entendidos e discussões entre elas e prepara-lhes inúmeras armadilhas. Diz um orìkì que: "Exu é capaz de carregar o óleo que comprou no mercado numa simples peneira sem que este óleo se derrame".

Seus filhos são sensuais, dominadores e inteligentes. Gostam da vida cercada de barulho, muitas pessoas e romances de todo tipo. Adoram festas e não se prendem a ninguém, são muito impulsivos. Mas se amam alguém, dão sua vida se for preciso, sem pensar em nada. Gostam de ajudar e trabalhar, mas podem se tornar vingativos e extremamente cruéis.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exú a boca do mundo

Cantigas de Exú - Candomblé de Keto
00:00 / 00:00
bottom of page