Coisas de Santo
Aspectos do Candomblé da Bahia
Itàán deYewá

Yewá é protetora dos pequeninos
O sapo, o camaleão, e outros bichos pequenos viviam apavorados, o tempo todo. Eram desprezados, chacinaados e devorados por animais de maior porte que se divertiam com sua parência inferior. Estava se tornando impossível a continuidade de suas espécies no Ayiê.
Deveriam tmar providências imediatas.
Recorreram a Orumilá, o qual lhes aconselhou que falassem com Yewá, a senhora do mimetismo, da homocromia e da polimorfia. Cientes dos poderes de Yewá, o camaleão e o sapo pediram uma audiência com tão importante senhora, sem esperar que ela os atendesse.
Eles eram tão pequenos, insignificantes, feiosos... Mas a luta pela vida traz coragem e eles resolveram arriscar a sorte.
Yewá os acolheu, sensibilizada pela história de sofrimento desses pequeninos seres desprezados, resolvendo adotá-los sob sua proteção direta: a partir daquele dia, eles serima senhores da defesa da ilusão, com possibilidades de mudança de cor e forma. Alguns deles tiente momentâneos, desaparecendo, assim ,aos olhos dos perseguidores. Outros teriam a possibilidade de adquirir uma forma diferente da original, confundindo os opressores.
Yewá possibilitou que a vida destes seres fosse preservada, e eles viveral felizes e se multiplicaram, ganhando o respeito dos poderosos... Todos esses animais tema fama de feiticeiros e terríveis... Pelo dom da ilusão...
Fonte: EUÁ - Cléo Martins e Roberval Marinho. Editora Pallas 2001.