
A SERRA DO SINCORÁ
A Serra, um conjunto formado por serras menores (como Cravada, do Sobrado, do Lapão, do Veneno, do Roncador ou Garapa, do Esbarrancado, do Rio Preto e outras) possui uma extensão de 80 km, projetando-se numa média de 800 metros acima dos vales limítrofes - atingindo até 2000 m de altitude, formando vales e canyons.
Está situada do lado oeste e ao centro da Chapada Diamantina, projetando-se do sul, na vila de Sincorá Velho, até o povoado de Afrânio Peixoto, em Lençóis. É cortada pelos rios Paraguaçu (maior curso d'água), Sincorá (que dá nome à Serra), Mucugezinho, Antônio e Combucas.
Em sua extensão estão as cidades de Andaraí, Lençóis, Mucugê e Mundo Novo, e povoados como Igatu; nas faldas encontram-se as cidades de Barra da Estiva, Ibicoara e Ituaçu, terra natal do Barão do Sincorá.

ESPÉCIES ENDÊMICAS
Atualmente a ciência tem conhecimejto de três espécies endêmicas da Serra do sincorá

Sincorana Cervejensis
Fábrica artesanal de cervejas de qualidade composta com ingredientes de primeira qualidade , águas minerais e a inspiração que emana da magnífica Serra do Sincorá

Laelia Sincorana
Orquídea que só é encontrada na Serra do Sincorá entre 1000 a 1200 metros de altitude, geralmente associada as Velósias gigantes do sincorá é uma orquídea muito valorizada por orquidófilos do mundo inteiro.

Geko de dedos nús
(Gimnodactylus Vanzolinni)Esse pequeno geco é endêmico da porção norte da Cadeia do Espinhaço, e, até o momento, conhecido somente dos arredores do município de Mucugê, estado da Bahia, na Serra do Sincorá,Chapada Diamantina.